top of page

Projeto de vida: escolha profissional e plano de carreira

Atualizado: 13 de abr. de 2024

Esse texto foi inspirado em duas palestras na escola do meu município. Afinal, chega um momento da vida que escolher no que trabalhar e o que estudar passa a ser uma exigência. Os(as) professores(as) desta escola incentivavam os estudantes a estudarem, sobretudo, para fazerem a prova do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. O primeiro passo foi dispor aos(às) estudantes mais informações sobre este exame. Um projeto de extensão da Universidade Federal da região levou estudantes da universidade para dialogarem com os(as) secundaristas. Então, eles(as) já estavam prontos para participarem da palestra.

A primeira questão que coloquei a eles(as) foi se conheciam as universidades, os institutos federais e cursos de graduação ou técnicos profissionalizantes que cada instituição de ensino disponibiliza. Muitos dos(as) jovens que assistiram a palestra trabalham e precisam conciliar suas atividades laborais com os estudos. Essa deverá ser a condição daqueles(as) que optarem em continuar estudando. Essa visão de futuro influencia a escolha pela instituição e curso, pois, sabem as dificuldades que terão de enfrentar. Como alguns estudantes disseram ou demonstraram durante a palestra, há um certo cansaço para lidar, a ansiedade diante das dificuldades que podem inviabilizá-los na realização do desejo de estudar para construir uma carreira, ou ainda, deparar-se com a falta desse ímpeto inicial de estudar ou ainda, dificuldades de aprendizagem ou cognitivas.

Nesta palestra eu testemunhei como vivi a carreira e qual era o plano que tinha na minha infância. Eu morava no meio de estudantes, já que era a única criança entre vários jovens e adultos que se encaminhavam para a carreira a partir de uma graduação. Neste sentido, estudar sempre foi experimentado muito mais como um destino do que uma possibilidade. A relação entre um projeto de vida e um plano de carreira pode despontar na infância, obviamente, isto não nos define. Afinal é sempre possível mudar de plano e construir uma nova carreira e fazer novas escolhas no campo do trabalho.

Importante lembrar que um projeto de vida alinhado a escolha profissional e plano de carreira está sempre relacionada a classe social, gênero e raça isto é, está relacionada ao campo dos possíveis que estão dados socialmente para nós. Nossa subjetividade se constituiu na medida em que as relações sociais se desdobram. Vamos nos objetivando no mundo enquanto nos subjetivamos. Cada passo, cada gesto, cada palavra, emoção, reflexão e lembrança vai sendo provida de sentido.

Às vezes as oportunidades surgem sem que esperemos, outras vezes precisamos forjá-las. Como fazer uma escolha fundamental diante das possibilidades apresentadas para desenvolver uma carreira? Nem sempre essa decisão é totalmente ponderada. Geralmente a escolha profissional deverá atender certas necessidades materiais e exigências sociais. Como encontrar o desejo no meio disso? Lembro de um escritor de quem gostei bastante, trata-se de Bukowski. Ele trabalhava nos correios de seu país para sustentar-se enquanto escrevia. Atendia certas necessidades através desse emprego, ao mesmo tempo, trabalhava escrevendo, sendo pouco remunerado a princípio. Os(as) jovens que trabalham e estudam não o fazem por outro motivo, trabalham para suprir sua existência e desenvolver certa empregabilidade que poderá resultar no aumento de seus recursos materiais e realização.

Um aspecto essencial que compõe a escolha por um curso que viabilizará uma carreira é a escolha para ser feita no presente diante deste futuro. A escolha em estudar mesmo cansado(a) após um dia de trabalho ou ainda diante de outras possibilidades como assistir uma série, sair com os(as) amigos(as); lidar com a desesperança ou a falta de crença. São muitos desafios e dificuldades que o(a) estudante que estuda e trabalha precisa enfrentar.

Uma escolha é sempre complexa pois comporta variadas nuances desde psíquicas até históricas e sociais. Por mais importante que seja a escolha profissional e o plano de carreira, é bom lembrar, só será definitiva se assim a considerarmos. Um plano de carreira é antes uma bússola para não nos perdermos entre tantos acontecimentos, sobretudo, perante aqueles que não temos controle. E aconselhável que não seja uma amarra e que possamos redirecioná-lo a novos contextos, necessidades e desejos.

Commentaires


bottom of page