Como viabilizar a meta de entrar na universidade pública? Organize-se.
- Andréa Luiza da Silveira
- 11 de fev.
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de fev.

Uma de suas metas para 2025 é entrar numa universidade pública no curso de graduação de sua escolha? Então você precisará pontuar o suficiente para ficar bem classificado nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEN. Para isto é necessário estudar. Como viabilizar seus estudos? Tendo noções sobre alguns elementos que constituem a ação de estudar: a organização e concentração, além de saber lidar com as emoções e ter certa clareza sobre suas perspectivas de futuro.
Vou expor para você os elementos que costumo trabalhar com meus clientes no processo psicoterapêutico ou na orientação profissional. Lembrando que tais elementos são mobilizados de modo fluido e ao mesmo tempo, de acordo com o projeto psicoterapêutico de cada um. Assim, vamos considerar que você tenha feito sua escolha profissional e tenha segurança sobre a graduação que pretende cursar. Caso esta escolha ainda não tenha sido realizada será uma questão importante a ser refletida, sobretudo, no que se refere a clareza sobre suas perspectivas de futuro.
Vamos iniciar pela organização. Você precisa ter um local de estudos. Pode ser na sua moradia, numa biblioteca etc. Desde que seja propício a concentração para planejar e executar seu planejamento de estudos.
Inicialmente é muito importante realizar o planejamento do tempo de estudo, estruturado num cronograma e numa agenda.
O primeiro passo é ter uma noção sobre a data das inscrições e das provas, assim você poderá fazer o seu cronograma de estudos. O período em que irá aprender os conteúdos e o período destinado a revisão e aos simulados.
O segundo passo é conhecer a estrutura das provas e a especificidade de cada uma delas. Assim você terá uma noção do que precisará estudar. As provas vestibulares são diferentes em cada instituição, muitas vezes os pesos dados as áreas podem ser diferentes e relacionadas ao curso que você pretende aplicar. No colégio ou curso pré-vestibular, geralmente, encontrará um orientador ou professor experiente que poderá auxiliá-lo nesta análise.
Você reuniu condições para estabelecer um cronograma. Então, terá que executá-lo. Para isto, organize sua agenda semanalmente. Quais turnos ou horários você dispõe para estudar? Neste ponto tenha muito ânimo. Você encontrará um equilíbrio entre o que estabelece como ideal, o que é necessário estudar e o que é possível realizar.
Materialize seu planejamento de agenda semanal na forma gráfica de sua preferência. Se não tiver nenhuma, teste até encontrá-la. O objetivo disto é que você ocupe seu tempo diário estudando em vez de ocupá-lo decidindo o que irá estudar ou quais exercícios fará naquele dia. E mantenha seu material organizado. Deste modo, no seu horário de planejamento você organizará sua agenda da semana e a disposição do material necessário para cumpri-la.
Você planejou seu cronograma, agenda e reuniu seu material de estudos. Está pronto para estudar e se aplica neste propósito. Caso encontre dificuldades escreva-as numa lista e pense sobre formas de solucioná-las. Você pode recorrer ao esquema planejamento e execução explicitado anteriormente. Caso você não consiga converse com alguém experiente na arte de estudar.
A sua concentração deverá ser viabilizada à medida que você se organiza. No próximo texto dissertarei exclusivamente sobre a concentração. Mas posso adiantar que ao utilizar o esquema planejamento execução você inicia o seu treinamento em focar naquilo que está fazendo, sobretudo, porque faz sentido para você realizar o que deseja. Permita-se fruir da aprendizagem.
Comentarios