top of page
Foto do escritorAndréa Luiza da Silveira

Orientação para acompanhamento psicológico on-line: novo corona vírus e a necessidade de isolamento

Atualizado: 13 de abr.


O bom mesmo é o velho e pulsante atendimento presencial. Mas, em tempos de pandemia do novo corona vírus e a exigência de isolamento, ainda é mais premente cuidar da saúde psíquica. Por isso o Conselho Federal de Psicologia – CFP - tem agilizado as solicitações de cadastro dos (as) psicólogos (as) que se disponibilizam a atender online para que, assim, os atendimento psicológicos em andamento não sejam interrompidos por conta da inviabilização dos atendimentos presenciais. Mais informações acesse: https://site.cfp.org.br/coronavirus-comunicado-a-categoria/?fbclid=IwAR1JKu_lGgLaPDjBpYVVFArSxwSTcxs_7fQEjyqDcxWTcppw8qT4upTuLM0

O isolamento raramente é recomendável no que concerne ao aspecto psicológico, mas no nosso caso, faz-se extremamente necessário. Entretanto, é recomendável a continuidade do processo psicoterapêutico e para isso seguem algumas orientações: 1 – Caso você não se sinta a vontade e prefira esperar até que o isolamento não seja mais necessário, diga a sua psicoterapeuta e deixe combinado quando e como farão contato; 2 – Caso você inicialmente não deseje fazer os atendimentos de forma on-line e sinta necessidade de retomar o processo psicoterapêutico, mesmo que on-line, depois de algum tempo, entre em contato com a sua psicoterapeuta e dialogue com ela sobre isso; 3 – Antes de agendar uma sessão de psicoterapia on-line, garanta que estará em um local com conforto acústico e que não será ouvido de outro cômodo, assim, você se sentirá bem mais confortável; 4 – Você poderá conversar com as pessoas que estão habitando na mesma moradia para que lhe deem esse espaço durante a sessão de psicoterapia on-line; 5 – Se as pessoas com quem está morando, está hospedado ou hospedando não sabem que você faz psicoterapia e você não quer que saibam, apenas fale sobre o espaço que você precisará durante apenas uma hora; 6 – Qualquer outra questão ou dúvida compartilhe com a sua psicoterapeuta para que possam resolver ou esclarecer em conjunto.

Ainda outras dicas para lidar com o isolamento nestes poucos dias e preservar a sua saúde psíquica e daqueles com quem está convivendo neste período:

- Lembre-se que esse período de isolamento é transitório, logo você retomará o seu cotidiano; - Converse com quem você mora sobre os aspectos práticos do isolamento, compartilhe informações e combine como serão as tarefas e responsabilidades da casa; - Aproveite para dar um alô on-line para os amigos, amigas, parentes ou faça novas amizades on-line; - Aprenda algo novo ou retome algo que você goste e estava um pouco abandonado; - Assista os filmes, séries e documentários que estão na sua lista; - Leia os livros da sua lista; - Escreva os seus textos, poesias ou no seu diário. - Faça alongamentos e a atividade física que pode fazer sem sair de casa; - Cuide e brinque com suas crianças, aproveite o tempo que não costuma ter no seu cotidiano; - Auxilie as crianças a aproveitarem este período, lendo, estudando os conteúdos escolares, ajudando nas atividades diárias; - Explique para as pessoas a importância do isolamento, mostre documentários, reportagens e entrevistas com profissionais da área da saúde.

Além disso, sugiro também que acompanhe as discussões, informações sobre o corona vírus disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde – SUS – do Brasil e de outros países. Observe quais medidas de proteção econômica e social estão sendo implementadas no Brasil e em outros países. Acompanhe o que as secretarias de saúde estão informando e siga as orientações sobre a higiene, a circulação de pessoas e o isolamento.

Mantenha-se informado e não dê espaço para preocupações ou tensões vãs. Lidaremos com todas as dificuldades econômicas, sociais e psicológicas mas, por hora, conter a transmissão é o que podemos fazer para que não tenhamos ainda mais dificuldades desta ordem no futuro próximo.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ansiedade, aceleramento e exigências no trabalho

A ansiedade também é uma relação com a temporalidade vivida. Podemos observar isso na relação que se costuma estabelecer com o futuro em...

bottom of page