Orientação diante do Projeto Profissional
- Andréa Luiza da Silveira
- 20 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de abr. de 2024

A orientação voltada ao Projeto Profissional destina-se a situar a relação com o trabalho e perspectivas profissionais de futuro a partir do momento de vida em que a pessoa se encontra. Elaboramos, então, atividades de psicologia específicas, voltadas a resolução de problemáticas psicológicas referentes ao trabalhar ou ao mundo do trabalho.
Os aspectos psicológicos a serem bordados serão: a angustia e a liberdade diante de escolhas e possibilidades de futuro considerando o contexto social das profissões, das carreiras e da aposentadoria; a insegurança perante provas, entrevistas ou a própria perspectiva de vida; compreensão de sua situação e do cenário social para viabilizar as escolhas, e, por fim, estratégias de ação.
Veja a seguir as cinco modalidades que, de acordo aos objetivos do cliente, podem ser contemplados em 4 a 12 sessões de uma hora:
A orientação profissional objetiva auxiliar o desenvolvimento de uma escolha profissional, por exemplo, a escolha de um curso técnico ou universitário.
A reorientação profissional visa assessorar as pessoas que possuem uma carreira e desejam desenvolver ainda mais seu projeto profissional ou modificá-lo. Por exemplo, possibilidade de admissão em nova instituição ou mudar de profissão.
A preparação para processos seletivos propõe-se auxiliar as pessoas que estão procurando emprego ou fazendo concursos.
A preparação para a aposentadoria objetiva assessorar as pessoas que estão prestes a se aposentar para reorganizar a sua vida frente as suas novas possibilidades.
O suporte psicológico em casos de sofrimento psíquico relacionado ao trabalho. Orientamos em casos de assédio moral no trabalho ou o abuso de fraqueza no trabalho. O assédio moral trata-se da humilhação por superiores, colegas ou subordinados com o intuito de desestruturar. O abuso de fraqueza envolve a sedução aplicada por superiores, colegas ou subordinados com o intuito de fazer com que a pessoa aja contra si mesma.
O trabalho, certamente, é uma das dimensões fundamentais da nossa vida. Produzimos o mundo a nossa volta pelo trabalho e a nós mesmo. E igualmente, nós nos constituímos como pessoas, também, por intermédio do nosso trabalho. Consideramos o trabalho uma atividade sempre voltada a objetivos da própria atividade daqueles que trabalham e através da qual desenvolvemos nossa psique, nosso corpo e nossas relações pessoais e profissionais. Por tudo isso, podemos nos realizar mas também vivenciar o sofrimento e até mesmo o adoecimento.
Importante informar que as estratégias com número limitado de encontros visam apenas a orientação. Podemos identificar com o cliente a necessidade de um processo psicoterapêutico para a superação das dificuldades psicológicas.